Resenha: Asylum - Madeleine Roux

14:26 Unknown 2 Comments


      Conhecemos logo de cara Daniel Crawford, um garoto de 16 anos que cursa o ensino médio e está indo fazer um curso de cinco semanas em New Hampshire College Prep. Para ele essas semanas serão mais do que apenas um curso – serão uma oportunidade para fazer novos amigos e estudar com pessoas diferentes.
      Porem quando ele chega no programa, Dan descobre que o colégio que vai estudar foi no século passado um antigo manicômio que usava métodos terríveis. E era um sanatório para os piores casos de “loucos”; a maioria dos antigos pacientes eram criminosos perigosos. Dan passa a dividir um quarto com Felix, seu mais novo colega de quarto. Mas com quem Dan realmente faz amizade é com uma menina muito bonita chamada Abby e com Jordan.
      Dan ao saber sobre uma área “restrita” do colégio, onde ainda tinha coisas do antigo manicômio, fica com uma inexplicável vontade de descobrir mais sobre aquele local. Então, ele, Abby e Jordan começam a explorar esta área proibida, mesmo que as vezes a revelia de Jordan.

      Logo os três colegas se veem dentro de coincidências inegáveis e percebem que talvez as coisas não fossem apenas coincidências; para Dan, era tudo parte de algo maior, algo que ele não podia explicar. 
      Em meio a ameaças assustadoras, lapsos de memoria, brigas e morte, os três começam a descobrir mais sobre o passado terrível do antigo manicômio. E segredos que antes só pertenciam ao passado vem a tona, tornando a vida dos três – principalmente a de Dan - em uma rápida história de terror.

“A loucura é algo relativo. Depende muito do lado da grade em que a pessoa está.” 

 
Eu simplesmente sou um pouco fascinado por este tipo de livro. Desde que li O Orfanato de Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, – resenha em breve – aprendi a gostar de livros com esta temática de suspense que intercala capítulos com imagens reais, que acabam contribuindo para deixar a estória ainda mais completa. Eu já havia visto esse livro no final do ano passado e foi a capa que me chamou atenção, porém, não tive a oportunidade de comprar e só acabei conseguindo por a mão nesta estória este mês!
      O ponto principal da estória é o mistério que envolve os três amigos ali no alojamento que um dia foi um sanatório muito controverso. Os três estão ligados com alguma coisa do passado daquele lugar, alguma coisa que quer voltar para atormentar. Não posso dizer que é um livro de dar medo - apesar de isso ser algo bem relativo – mas o enredo as vezes faz você se colocar no lugar do personagem e pensar como ele deveria agir; confesso que se eu estivesse no lugar de Dan, eu teria muito medo sim, rsrs. O que achei bem legal também, é o fato de Dan estar sempre contestando sua própria sanidade mental. Será que estar em um local que um dia fora tão cruel também o estava enlouquecendo?
      A leitura foi bem rápida, tudo em terceira pessoa e sem muitas delongas. Para vocês terem uma noção, não consegui largar o livro um minuto se quer. Nunca havia acontecido de forma tão intensa como desta vez; eu dormi pensando no livro e acordei pensando nele também. Até perdi algumas aulas do dia lendo escondido, hahaha. Cada capitulo possui poucas paginas, o que não torna o livro cansativo.


“Era capaz de jurar que havia trancado a porta. Mas então lhe ocorreu que sua memória vivia lhe pregando peças”

      Eu realmente adorei . Talvez seja porque acabei de sair de um livro em que o publico alvo era diferente; Asylum possui suspense e uma pitadinha de medo que torna tudo mais legal! Madeleine Roux, a escritora, traz diversas frases que me fizeram pensar bastante. São frases muito bem construídas e outras de pensadores famosos que encaixam perfeitamente com o texto.
      O final do livro é bem interessante e faz um imenso sentido. Gostei principalmente por deixar um mistério novo e imenso para ser resolvido. Estes “ganchos” que há no final de alguns livros, me deixam feliz, porque ai eu sei que a estória ainda não acabou! A única coisa que me deixou triste foi saber que o segundo livro ainda não foi lançado em português; estou torcendo para que venha logo para cá. De acordo com a editora V&R, no segundo semestre deste ano ele sairá em português! Bom, espero que eu consiga ler a versão original, em inglês, que vou comprar!

2 comentários:

  1. AI me dá até um medo de ler esse livro agora rsrsrs mas acho que vou ler, menos de noite é claro!
    Parabens pela resenha, amei o blog, está super estiloso!
    Beijos, Claliterária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, leia de dia entao como vc disse! Vale muito a pena, pode apostar!
      Obrigado!
      Abraços

      Excluir