As Crônicas de Nárnia - O Cavalo e seu Menino # 21 Dias

22:55 Unknown 1 Comments

   
      Gente, peço sinceras desculpas por não ter conseguido cumprir um dia do meu Desafio. As coisas estavam muito tumultuadas ultimamente e não tive tempo de escrever a resenha, isso porque eu já havia lido o livro! Bom, agora vamos a resenha; prometo que posto a próxima certinho!
       A estória do livro O cavalo e seu menino começa com a pobre vida de Shasta, um menino branco e loiro que se sentia deslocado em Calormânia, onde vivia com um pescador. Quando ele descobre que o pescador que o cria não é seu pai e quer vende-lo para um nobre, ele decide fugir. Alguns momentos antes de sua fuga ele “desabafa” com o cavalo do nobre e o cavalo o responde! Isso, era um cavalo de Nárnia, onde alguns animais falam e pensam; Bri era um cavalo insatisfeito de sua vida de cavalo mudo e também queria fugir. Eles dois então, Bri e Shasta, fogem em direção ao norte, para as terras de Nárnia.
       No caminho eles acabam encontrando Aravis, uma nobre que fugiu de casa, e Huin, uma égua falante também de Nárnia. Eles se encontrar durante uma confusão com um leão que atacou Aravis. E por causa desse leão, as duas crianças e os dois cavalos decidem, com muita briga entre eles, seguir o rumo para as terras do norte juntos! A partir dai, eles entram em varias confusões, como Shasta sendo pego por confusão pelos reis de Nárnia; como Aravis sendo descoberta por uma amiga nobre e ajudada por ela, etc.
       Bom, a partir dai não posso contar mais muita coisa, o que digo é apenas: Aravis, Shasta, Bri e Huin acabam com finais bem surpreendentes e alguns até diferentes do que os destinos iniciais!


       Aslam, o grande leão, o criador, é representado de forma muito interessante. Ele esta presente todo o tempo na vida dos personagens. Desde o momento em que Shasta foi encontrado numa cesta no rio até no momento que o leão conversa com os jovens no final. Aslam, que representa uma grande religiosidade, age de forma correta e justa em todas as situações. Ele mesmo ataca os jovens para que eles fiquem juntos e para ensinar a Aravis as consequências de seus atos; ele cuida de Shasta durante a noite toda no deserto e por fim que ajuda aos garotos a chegarem em seus destinos.
       Posso dizer com certo arrependimento que no começo eu estava um pouco entediado com essa estória. Me pareceu um pouco nada a ver com o tema central, Nárnia, mas depois eu percebi que eu estava totalmente enganado! É uma aventura que me surpreendeu bastante, principalmente com o destino final de cada personagem! O livro é bem pequeno e rápido de ler, o enredo é ótimo e sem falhas. É talvez a crônica mais infantil de todos os livros, a estória passa paralela ao reinado dos irmãos Pevensie em Nárnia; é como se fosse um spin-off de um seriado de tv.
      C.S.Lewis usa de forma magistral o dom de contar histórias infantis, criando um universo totalmente imaginável. A estória aborda temas como o sentido da amizade, a “ajuda” divina, o orgulho e a real importância das aparências. Tudo com muita leveza e aventura.

Um comentário:

  1. Li Nárnia de uma forma um tanto "zoada" e me arrependo, porque sinto que perdi bastante coisa. Li apenas os dois últimos, após assistir ao filme de O Peregrino da Alvorada, e hoje acho que deveria ter lido todos, desde o primeiro, para que tivesse uma experiência completa. Fiquei bem interessado em O Cavalo e Seu Menino. Talvez, daqui a algum tempo, eu possa finalmente decidir ler Nárnia "direito" hahah

    Abraços, Adan
    http://mundosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir