Coraline - Neil Gaiman

18:02 Unknown 1 Comments

A capa é bem sem graça na minha humilde opinião =D
       Tudo começa quando Coraline e seus pais se mudam para uma velha mansão que foi dividida em três apartamentos, e eles se mudam para o do meio. Abaixo moram duas ex atrizes de teatro e em cima mora um velho homem. Coraline é uma criança que não tem tanto a atenção de seus pais como gostaria; eles estão sempre ocupados, trabalhando e ela acaba “ficando” por ultimo. Ela então em questão de estar sempre carente de companhia tenta suprir esta falta ocupando todo seu tempo explorando todo lugar que vai e como não poderia ser diferente Coraline começa a explorar sua nova casa.
       A grande aventura do livro se dá quando a menina durante suas explorações encontra uma pequena porta trancada na sala de visitas. Inicialmente depois de tanto pedir para sua mãe abrir a portinha ela vê apenas tijolos; porem durante uma forte tempestade que obriga Coraline a ficar dentro de casa, ela consegue alcançar a chave e a abre novamente. Desta vez ela não encontra mais uma parede de tijolos e sim um túnel escuro que leva para outro apartamento.
       O “destino” deste túnel é a sua própria vida, mas com muitas melhorias. Seus pais e inclusive seus vizinhos são muito mais alegres e encantam a garotinha. Lá sua mãe é muito mais atenciosa, prepara comidas deliciosas e seu pai até se diverte com ela, mas há um pequeno detalhe que deixa Coraline receosa: seus outros pais e seus vizinhos são estranhamente macabros com seus olhos de botão. A partir dai Coraline sempre tentando enfrentar com força o medo toma atitudes corajosas e com o apoio de seu novo amigo, o gato. Um gato astuto, falante e que desaparece no ar.
                               
   
        A partir desta parte, do gato, vemos uma mera semelhança entre o gato amigo de Coraline que desaparece no ar e o Gato sorridente de Alice no País das Maravilhas. O tom sarcástico, inteligente e misterioso cria uma conexão entre estes dois animais. Mas nem chega a ponto de se tornar plagio, tanto que percebi tal semelhança apenas depois que parei para refletir sobre o livro.
       Coraline é um livro surpreendente. A estória começa leve e bem infantil e vai se transformando em algo grande e sinistro, tem um enredo que você para e pensa: será que é realmente um livro infanto-juvenil? Bom se é infantil ou não, não importa, mas quanto a ser um pouco macabro isso não posso contradizer.   
       Uma das coisas que achei mais interessante da construção do personagem Coraline, é o fato de mesmo sendo uma pequena criança, toma atitudes adultas e sempre corajosas. Algumas de suas atitudes são extremamente sensatas e dão um “tapa” na cara do leitor, provavelmente isso aconteça apenas com leitores mais velhos.
       A narrativa beira ao simples, mas isso não prejudica a obra de forma alguma. Neil tem uma característica ótima e bem clara de contar estórias e por este ser seu primeiro livro destinado a este publico, acredito que não falte muita coisa. Tudo fluiu muito rápido, é um livro pequeno e fino. Para Coraline o bem sempre há de vencer e isso é uma das mensagens subentendidas deixadas por Neil. Como seria bom se todos agissem com as situações adultas de forma simples e boa como Coraline que sempre pensa no próximo.


       A parte sombria (se assim posso dizer) do livro está nos pequenos detalhes que se vistos de forma mais aprofundada se tornam realmente assustadores. Nunca imaginei que sentiria uma certa aflição em pensar em pessoas com botões ao invés de olhos; botões, uma coisa tao simples mas que causa um arrepio na espinha. Há também a descrição continua das “mãos longas e pontiagudas” da outra mãe de Coraline. Bom, eu é que não ficaria nem um segundo nesta outra realidade.

      Há também o filme que até hoje não assisti, mas já ouvi grandes elogios sobre ele! Inclusive há quem afirme que o filme supera o livro. Bom, nisto não botei muita fé, mas só assistindo para saber, não é? E vocês, já viram o filme ou leram o livro? O que acharam melhor?

Um comentário:

  1. Eu nunca li o livro, na verdade descobri a poucos meses que existia. Não é o tipo de gênero que costumo ler. Mas, assisti o filme, e achei legal. Deve prestar bastante atenção no enredo para não se perder. Fora isso, achei bacana.
    Sucesso!

    sessentaenovecontossecretos.blogspot.com
    [+++++18]


    ResponderExcluir