Como escrever um livro em 22 passos segundo Stephen King

22:03 Unknown 10 Comments

Gente, peço desculpas pela minha falta de resenhas ultimamente... Tenho andado muito ocupado estes dias com o vestibular e outras coisas. Prometo que domingo volto ao normal com as postagens, eu sempre tento publicar duas ou três por semana, e espero que eu consiga hahaha

Falta poucas páginas para eu terminar A Marca de Atena, então, hoje postarei mais uma dica de um famoso escritor para escrever um livro. Como o post passsado foi bem visitado, hoje postarei algumas dicas do Stephen King. São ao todo 22 passos e hoje vou colocar apenas 10 e mais 12 semana que vem! Olha, mesmo eu não conhecendo muito bem George R.R.Martin, adorei as dias passadas. Agora com Stephen King - que eu particularmente adoro - as dicas são ainda melhores! Sério, quem me dera um dia ter 10% de escritores como ele...

Stephen King é um dos mais renomados escritores do mundo. É considerado o mestre do terror e possui mais de cinquenta livros publicados. Todos os anos está na lista dos escritores mais bem pagos do mundo, ou seja, o cara é fera. Vejam abaixo as dicas e botem em prática o mais rápido possível!

1. Pare de assistir à televisão. Ao invés, leia tanto quanto puder
Se você for um escritor iniciante, sua televisão deve ser uma das primeiras coisas a serem eliminadas. É “venenosa à criatividade”, diz Stephen. Os escritores precisam olhar para dentro de si mesmos e direcionar a atenção à vida da imaginação.

E para tanto devem ler o máximo possível. King leva consigo um livro a todo lugar que vai e lê até mesmo durante as refeições. “Se você quiser ser um escritor, deve fazer duas coisas acima de todas: ler muito e escrever muito”. Leia muito e trabalhe constantemente para refinar e redefinir seu trabalho enquanto lê.

2. Prepare-se para mais falhas e críticas do que pode lidar
King compara escrever ficção a travessar o Atlântico em uma banheira, pois em ambos “há inúmeras oportunidades para duvidar de si mesmo”. Não apenas vai duvidar de si mesmo como também haverá outros duvidando de você. “Se você escrever (ou pintar, dançar, esculpir ou cantar, acredito) alguém irá tentar te fazer se sentir mal por isso”, King escreve.

Constantemente você tem que continuar escrevendo mesmo quando não está com vontade de fazê-lo. “Parar um trabalho apenas porque é difícil, seja emocionalmente ou por bloqueio de criatividade, é uma má ideia”, ele escreve. E quando falhar King sugere que continue otimista. “Otimismo é uma resposta perfeitamente adequada à falha”.

3. Não perca seu tempo tentando agradar as pessoas
De acordo com King, a grosseria deve ser a menor de suas preocupações. “Se você pretende escrever da forma mais verdadeira possível, seus dias como membro da sociedade bem-educada estão com os dias contados”. King costumava se envergonhar do que escrevia, especialmente após receber cartas que o acusavam de ser preconceituoso, homofóbico, sanguinário e até mesmo psicopata.

Por volta de seus 40 anos, percebeu que todo bom escritor já fora acusado de não possuir talento algum. King resolveu esse dilema definitivamente. Ele escreve: “Se você não aprova o que escrevo, posso apenas dar de ombros. É só o que tenho”. Como não poderá agradar a todos os leitores o tempo todo King aconselha que pare de se importar.

4. Escreva principalmente para você mesmo
Você deve escrever porque isso traz felicidade e satisfação. “Eu escrevo pelo puro prazer do ato, e se você puder escrever por prazer, você pode escrever para sempre”.

O escritor Kurt Vonnegut fornece um insight parecido: “Encontre um assunto com o qual se importa e que sinta que outros também vão se importar. Será este genuíno cuidado – não seu jogo de palavras – o mais sedutor e cativante elemento em sua escrita”.

5. Enfrente o que for mais difícil escrever
“As coisas mais importantes são as mais difíceis de dizer”, King escreve. “São aquilo de que você sente vergonha porque palavras degradam seus sentimentos”. A maioria das grandes obras são precedidas de horas de reflexão. Segundo King “A escrita é o pensamento aprimorado”.

Ao abordar assuntos difíceis certifique-se de ir a fundo. King diz “Estórias são objetos encontrados, como fósseis no solo… Estórias são relíquias, partes de um desconhecido mundo pré-existente”. Escritores deveriam ser como arqueologistas que escavam por tanta história quanto podem encontrar.

6. Ao escrever desconecte-se do mundo exterior
A escrita deve ser uma atividade completamente íntima. Coloque sua mesa no canto de uma sala e elimine toda possibilidade de distração, desde telefones até janelas abertas. Stephen aconselha: “Escreva com a porta fechada; reescreva com a porta aberta”.

Você deve manter total privacidade entre você e seu trabalho. O primeiro rascunho é “completamente cru, o tipo de coisa que me sinto livre para fazer com a porta fechada – é a história nua, vestida apenas de meias e roupas íntimas”.

7. Não seja pretensioso
“Uma das coisas realmente ruins que você pode fazer ao seu trabalho é rebuscar o vocabulário, à procura de palavras longas por estar ligeiramente envergonhado de usar as curtas”, diz o autor que compara este erro ao de vestir um animal de estimação em trajes de gala – ambos o animal e o dono estarão constrangidos pelo excesso.

Um icônico empresário, David Ogilvy, escreve em um memorando para seus funcionários: “Nunca use jargões como reconceptualizar, desmassificação, atitudinalidade, criticalidade. Estes são símbolos de um idiota pretensioso”. Além disso, não use símbolos a menos que seja necessário. “Simbolismo existe para adornar e enriquecer, não para criar um senso artificial de profundidade”, escreve King.

8. Evite advérbios e parágrafos longos
Conforme King enfatiza várias vezes “os advérbios não são seus amigos”. Ele acredita que “a estrada para o inferno é pavimentada com advérbios” e os compara a dentes-de-leão que estragam seu gramado. E são ainda piores após frases com “Ele disse” e “Ela disse”– frases estas que funcionam melhor sem complemento nenhum.

Você também deve prestar atenção em seus parágrafos para que eles fluam com as reviravoltas e o ritmo de sua estória. “Parágrafos são quase sempre igualmente importantes por sua estética e pelo que dizem”.

9. Não exagere na preocupação com a gramática
De acordo com King escrever é principalmente sobre sedução, não precisão. “A linguagem não deve sempre usar gravata e sapatos finos. A ficção não se trata de exatidão gramatical, mas sim de fazer com que o leitor esteja receptível e confortável à estória para que então você possa contá-la”. Você deve concentrar-se em fazer o leitor se esquecer de que está de fato lendo uma estória.

10. Domine a arte da descrição
“A descrição começa na imaginação do escritor, mas deve acabar na mente do leitor” escreve King. A parte importante não escrever o suficiente, mas também limitar o quanto você escreve. Visualize a experiência que quer que o leitor tenha e então transcreva o que vê em sua mente para palavras. Você precisa descrever de uma forma que vá trazer ao leitor uma sensação de reconhecimento” ele diz.

A chave para uma boa descrição é a clareza, tanto em observação quanto em escrita. Utilize imagens claras e vocabulário simples para evitar que o leitor se sinta exaurido. “Em muitos casos quando o leitor abandona alguma estória porque está chata, tal sensação se dá porque o autor se inflou com seus poderes de descrição e perdeu de vista suas verdadeiras prioridades, que seria manter o andamento da estória”.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ainda faltam doze hein... Ah, não esqueçam de seguir o blog se gostar do artigo e comentar, ok? Assim você me ajuda a crescer! 

10 comentários:

  1. Stephen King sendo maravilhoso como sempre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas dicas são de grande importância!!!

      Excluir
    2. Pois é! Com tanta experiência, temos muito a aprender!

      Excluir
  2. Kinge é um mestre mesmo né! Não tenho nem palavras para descrever o amor que sinto pelos livros deste cara. Como voce disse, se um dia eu fosse pelo menos 10% estaria satisfeito! Adorei o blog, parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai hahahaha quando eu tiver pelo menos isso estarei satisfeito!
      Abraços

      Excluir
    2. É isso ai hahahaha quando eu tiver pelo menos isso estarei satisfeito!
      Abraços

      Excluir
  3. MK Junior, obrigada por postar essas importantes dicas do mestre S. King. Vou divulgá-las para os meus amigos que gostam de escrever. Ficaremos esperando as próximas. Abraço! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, eu que agradeço sua visita e comentário! Abraços!

      Excluir
    2. Imagina, eu que agradeço sua visita e comentário! Abraços!

      Excluir
  4. Ótimas dicas! Esses posts de dicas para escrever estão me ajudando muito! As de George R. R. Martin me ensinaram bastante e agora, King dando suas dicas de rei.
    Abraço!

    http://livrosperfeitosmsoffiati.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir